NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Legenda 1: CRAS atende cerca de 120 pessoas em 15 grupos de convivência, com encontros semanais; Legenda 2: Projeto itinerante Terceira Idade: Vida em Movimento esteve recentemente na Barra do Forqueta.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em 16 NOV 2018
GRUPOS DE CONVIVÊNCIA - Município promove inclusão social por meio de oficinas em grupos

ARROIO DO MEIO – Os grupos de convivência do Artesanato estão com a produção a todo vapor para os festejos natalinos. No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), os grupos produzem artigos com motivos natalinos e preparam-se para o encerramento das atividades, dia 14 de dezembro.

No local, cerca de 120 pessoas circulam semanalmente, distribuídas em 15 grupos de convivência, em oficinas realizadas de segunda a sexta-feira, incluindo atividades físicas, dança, cerâmica, coral, musicoterapia, artesanato e costura, envolvendo idosos, adolescentes, portadores de necessidades especiais, gestantes e famílias. Além das atividades de oficinas, o CRAS trabalha questões de fortalecimento de vínculo, convivência e orientação, por meio de grupos de apoio e encontros mensais com todos os participantes, onde são debatidos temas variados de interesse geral, sob coordenação da equipe de profissionais.

Pelo Departamento dos Idosos, o projeto Terceira Idade: Vida e Movimento encerrou mais uma etapa na última semana, na Barra do Forqueta. As 10 participantes reuniram-se durante seis terças-feiras, para oficinas de pintura em caixas de MDF, sob orientação da artesã Ivone Rheinheimer e da Coordenadora do Departamento de Idosos, Diana Ames. O projeto iniciou em abril no Distrito de Forqueta e seguiu para Arroio Grande Superior em junho, com uma média de 10 participantes e seis a oito encontros. A previsão é seguir em 2019 nas demais localidades. Durante os encontros são produzidas caixinhas de madeira, com técnicas desde a lixação até a pintura e embelezamento das mesmas. Uma das caixinhas fica com a participante e outra com o Município, para ser entregue de lembrança em eventos oficiais. De acordo com a Coordenadora dos Idosos, Diana Ames, o principal objetivo é levar uma atividade saudável e dinâmica para os idosos do interior, promovendo a autoestima, integração e aprendizado das participantes.

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.